--------ESPAÇO PARA ACTUALIDADES 2013-----------------------MAIS NOTÍCIAS CLIQUE EM DESTAQUES

domingo, 29 de setembro de 2013

GRANDES DISCURSOS EM NOVELAS!


 A ILUMINAÇÃO PÚBLICA TINHA TAL COMO HOJE, COISAS DESTAS!



De seguida, coincidindo com a inauguração da iluminação pública, foi benzida pelo padre Baptista, a Estalagem Café Rio Sousa, tendo o seu proprietário Senhor Amílcar Marques, convidado o Senhor Presidente da Câmara e a respectiva comitiva, para um magnífico copo de água.
Usou da palavra o pároco de Novelas que agradeceu em nome da freguesia o benefício com que Novelas foi contemplada.
Tomou a palavra de seguida o Senhor Laurindo da Silva Fernandes que disse entre outras coisas o seguinte:
Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Exma Senhora Vereação Exmas autoridades civis e eclesiásticas; Exmos Senhores.
Neste dia memorável para a freguesia de Novelas, eu, humilde Novelense por nascimento, aliás indigno de desempenhar este papel, peço licença para dirigir a Vossa Excelência umas breves palavras, em nome do povo desta minha querida terra.
Toda a freguesia de Novelas dentro de cujos limites me orgulho viver, nesta hora de euforia e vibração pouco mais sabe dizer a Vossa Excelência , Senhor Presidente do que duas palavras simples e vulgaríssimas mas de alta expressão e significado quando brotam de corações sinceros como os nossos. E essas duas palavras são as seguintes: Muito Obrigado.
Vossa Excelência acaba de proceder à inauguração dum melhoramento que todos nós. Novelenses ansiávamos… a electrificação perfeita do coração de Novelas.Aqui entre a estação e a Igreja, agora fez-se luz, graças à claravidência iniciativa e dinamismos do nosso ilustre Presidente da Câmara. Exumo Senhor, Coronel Cipriano Fontes.
È este mais um testemunho, da actividade em descanso da Câmara Municipal de Penafiel, a cujos destinos Vossa Excelência em boa hora foi chamado a presidir, actividade essa que não se restringe à cidade, mas que atinge o concelho de-lés-a-lés.
Além do benefício que desde hoje começávamos a apreciar e a gozar, já outro se iniciou nesta freguesia de propoções sem dúvida grandiosas, merecê de Vossa Excelência.
Refiro-me á estrada Nacional e o lugar de Chaves.
Snr. Presidente:
È assim que se trabalha por um Portugal melhor, e é desta forma que se mostra a toda a gente qual é a obra do Estado Novo – o esforço de Salazar!
O trabalho sério e operante, em qualquer situação política e também na nossa não deve limitar-se a investigar e fiscalizaras actividades dos descontentes, se bem que isso seja necessário sobretudo quando esses andam manobrados por elementos estranhos e subversivos.
O trabalho sério e operante deve consistir, de um modos especial, em estudar as necessidades e escoltar os desejos legítimos do nosso povo, para ir, sem demora, ao seu encontro e dar-lhes a devida solução.
E se muitas vezes, em qualquer terra, vai crescendo o numero daqueles que se dizem ser de oposição ao Governo, isso deve-se em grande parte à falta de compreensão e de interesse por parte de alguns servidores do Estado que se preferem o comodismo ao bem público ou só sabem dizer palavras que não concretizam em obras.
Vossa Excelência Senhor Coronel Fontes, ao contrário desses, é dos presidente de Municípios que, lutando sem desfalecimento pelo progresso do concelho a que preside, engrandece e nobilita a própria Nação Portuguesa e o seu governo, e capta a simpatia e o engrandecimento do seu povo.
Estou convencido, Senhor Presidente, de que amanhã ás urnas da freguesia de Novelas, há-de acorrer um número de eleitores que talvez aqui nunca tenha sido atingido, manifestando dessa forma o seu reconhecimento pelos benefícios recebidos do Governo da Nação, através da Câmara Municipal de Penafiel.
Eu não quero alongar-me em mais consignações, e por isso mesmo vou terminar.
Antes porem, de o fazer se Vossa Excelência mo permite e não toma a mal, desejo apresentar uma sugestão que poderá considerar-se ao mesmo tempo um pedido.
A estação de Caminhos de Ferro, embora situada nesta freguesia, não é na realidade a estação de Novelas. É antes a estação de Penafiel. Neste particular, a cidade estende-se até aqui, e com muita honra para todos nós.
Há um percurso relativamente grande, a percorrer diariamente por todos aqueles, sobretudo operários que obrigatoriamente têm de se deslocar do centro da cidade ou da periferia, até á sua Estação.
Esse troço de estrada está na verdade, deficiente no que respeita á iluminação pública, e o certo é que muitos dos viajantes de comboio, especialmente nestes tempos de Inverno, têm de calcurrear essa distância de madrugada ou á noite, para chegarem a tempo aos seus trabalhos e regressarem no fim, a suas casa.
Senhor Presidente: não nos atrevemos a pedir, porque isso seria de mais. Limitamo-nos simplesmente a sugerir que quando na agenda de serviço houver uma linha em branco, ela seja preenchida com a reforma da iluminação do troço de estrada da Estação à cidade, para bem de todos o prestigio de Penafiel.
E creio que mais nada devo acrescentar.
Resta-me renovar publicamente os agradecimentos do bom povo desta freguesia a Vossa Excelência e á Excelentíssima Câmara e pedir a Deus saúde para o seu digníssimo Presidente, para que ele possa continuar à frente dos Destinos do nossos querido Concelho, a bem de todos nós e a bem da nação.
Falaram ainda os Senhores Abel de Sousa Meireles e José Mendes Magalhães este último em nome da imprensa local ali presente, o que o senhor presidente da Câmara agradece.
E assim terminou uma festa singela mas de alto valor e significado pela boa compreensão de quem está à frente dos destinos da nossa querida terra.
Obrigado senhor Presidente.

NOTÍCIA DE PENAFIEL O ÚNICO SEMANÁRIO DE PENAFIEL

…. Desejo apresentar uma sugestão que poderá ser considerada ao mesmo tempo um pedido.
Há um percurso, relativamente grande, a percorrer diariamente por todos aqueles, sobretudo operários, que obrigatoriamente se têm de deslocar do centro da cidade ou da periferia à estação. Esse troço de estrada está na verdade, deficiente no que respeita à iluminação pública….
Tal como hoje, esta inauguração era feita nas vésperas das eleições, pelo que se pode ver na continuação do discurso deste Novelense.
… Estou convencido Senhor Presidente, de que amanhã, às urnas da freguesia de Novelas há-de acorrer um número de eleitores que talvez aqui nunca tenha sido atingido, manifestando dessa forma o seu reconhecimento pelos benefícios recebidos do Governo da Nação, através da Câmara Municipal de Penafiel…
Por fim, o Senhor Coronel Fontes, agradeceu as referências que lhe foram feitas, e terminou por dizer que tudo quanto se tem feito nestes últimos três anos não é a ele que se deve, mas sim, ao Governo da Nação, que tanto o tem ajudado, e sem o qual nada seria possível fazer-se.  
Um agradecimento especial a Fernando Oliveira pela pesquisa efectuada nos jornais da época jornal "O Noticias de Penafiel" e que permitiu que este texto fosse apresentado. 
Obrigado amigo!


Novelas, 29 de Setembro de 2013


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O PÊNDULO DE FOUCAULT

HUMBERTO ECO!
 
 
Não sei se por acaso já ouviu falar de Eco, nem sei se lhe interessa saber, mas se gosta de ler aconselho este escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional.
- Sim, eu ouvi dizer que ele tinha denunciado Lanata a Cristina, mas não sei o porquê.
- Para o dinheiro que foi roubado e levado para a ilha que.
(Diálogo entre duas mulheres ouviram de passagem)

Há tempos atrás referi neste Bloguer que para este autor: "O excesso de informação provoca amnésia” e Informação demais faz mal, quando não somos capazes de lembrar o que aprendemos…  escrito por este  do pior do melhor, afinal maravilhosos é aquilo que é único. Visto por outro lado a verdade é tudo aquilo que vez com os próprios olhos.
Genuinamente o físico francês Jean Bernard Léon Foucault, o pai do Pêndulo de Foucault – dispositivo que demonstra o efeito da rotação da Terra hoje homenageado pelo motor de busca da Google.
Este físico nasceu a 18 de setembro de 1819, em Paris, morrendo aos 48 anos, na mesma cidade, e que no excelente romance que tive o acesso e o privilégio de ler, Umberto Eco O Pêndulo onde um grupo de amigos se envolvem em um jogo que circulou o boato de que você tem um dado mais importante do antigo mistério.
Em poucas palavras espero não ofender aqueles que leram o livro , as seitas ocultistas começam a persegui-los , em seguida, o jogo torna-se extremamente perigoso, e quando os fãs (imagine como mão pesada veio, quem são os atrás Templários dela) , finalmente, dar-lhes ( um por um , é claro) não nos resignamos a ser inteiramente falso , no entanto, cair em um círculo vicioso ( que coincidência ) é muito parecido com a instalação certo jornalismo : o jogo imaginário que se você se recusar , é porque é verdade .
Os protagonistas do pêndulo de Foucault queda na mesma armadilha que os crentes de OVNIs quer quebrar todos os ouvidos emprestá-los : se o governo dos EUA nega que a Área 51 tem escondido um disco voador é porque, com certeza, o que está escondido.
A verdade não é como contam, não é a melhor, não é a pior.
A verdade é única!

Novelas - 18 de Setembro de 2013


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

JOSÉ SILVA INATEL


Sessão no INATEL
 
Fundada em 1935 como Fundação Nacional para Alegria no Trabalho (FNAT), a Fundação INATEL é hoje tutelada pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social, afirmando-se como uma instituição prestadora de serviços sociais.

 
JOSE SILVA - Canta Las Mananitas 

Desenvolve atividade nas áreas do turismo social e sénior, do termalismo, da organização dos tempos livres, da cultura e do desporto populares, com profundas preocupações de humanismo e de qualidade.
Está presente em todo o continente e regiões autónomas com uma rede de 23 agências.
A obra da INATEL abrange uma massa associativa que ronda os 250 mil associados individuais e os 3500 associados coletivos.
 
JOSE SILVA - Canta el ultimo trago de Chavela Vargas
Dispõe de uma rede de hotelaria social com 17 unidades hoteleiras, 3 parques de campismo, 1 casa de turismo rural e dois balneários termais - representando uma oferta global de 4200 camas - e uma estrutura permanente de turismo social e sénior e de organização das férias dos beneficiários e suas famílias; um teatro - o Teatro da Trindade e dois parques desportivos - o Parque de Jogos 1º de Maio, em Lisboa, e o Parque de Ramalde, no Porto.
 
JOSÉ SILVA - Tenho barco tenho remos de José Afonso 
 
 Possui também estruturas de apoio à cultura popular e ao desporto amador que promovem a assistência técnica e financeira do movimento associativo, cultural, desportivo, etnográfico, folclórico ou recreativo, de base empresarial ou local, no continente e nas regiões autónomas.


Exposição de Pintura "Contrastes"

De Maria José Girão
 
Novelas, 07 de Setembro de 2013;