--------ESPAÇO PARA ACTUALIDADES 2013-----------------------MAIS NOTÍCIAS CLIQUE EM DESTAQUES

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

26 ANOS A LEMBRAR ZECA AFONSO



  Decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel, no dia 22 de Fevereiro pelas 21:30 horas, 26 anos depois da sua morte,

HOMENAGEM A ZECA AFONSO


   José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos, mais conhecido por Zeca Afonso , nasceu a 2 de Agosto de 1929 em Aveiro, e morreu a 23 de Fevereiro de 1987 em Setúbal com 58 anos.
  O cantor da revolta popular, está mais vivo do que nunca, autor de Grândola Vila Morena, esta cantiga tem sido ouvida repetidamente nos últimos tempos em protesto contra o sistema e surpreendentes as suas letras musicais continuam actuais e ainda hoje nos ensinam os verdadeiros valores da vida!

  Contra todos os homens que querem decidir as nossas vidas, o grande Zeca que tanta falta nos faz hoje surja de novo para o povo voltar a lutar.
  E os tempos são de luta, desespero, desencanto, e revolta não só daqueles que saem à rua, mas também nas vozes caladas, nos silêncios gritantes que não fazem estatística. Cantar "Grândola Vila Morena" é um sinal fortíssimo de uma insatisfação que ultrapassou todos os limites.
 
   Leonel sabe que só o forte resiste ao combate. “Eu não me vergo, o que faz falta é agir”. Os Vampiros, cuja letra avisa: “Se alguém se engana com seu ar sisudo, e lhes franqueia as portas à chegada. Eles comem tudo, eles comem tudo. eles comem tudo e não deixam nada. Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada”.
 
   Esta letra faz com que sejamos eficientes na interpretação, a disparidade, a falta de igualdade com um povo é desmerecido perante actual sistema.
  O Zeca com toda a sua grandeza não intimidava ninguém, era uma pessoa extremamente simples, um amigo do seu amigo, era um de nós, próximo, cheio de humanidade e de generosidade.

 A força da sua música continua bem presente na sociedade portuguesa, como prova esta homenagem em Penafiel com uma das suas mais emblemáticas canções, "Grândola Vila Morena", como arma de protesto contra o actual sistema.




  Foi um inesquecível exemplo de sabedoria e dignidade!

Novelas  22 de Fevereiro de 2013.
Novo 
Clik para voltar ou no link a seguir para ouvir  Interviews and Music Player!




 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

JOSÉ FANHA


José Fanha abre Festa da Leitura em Lousada



  O escritor e poeta José Fanha inaugura a Festa da Leitura 2013 no Agrupamento de Lousada Norte, com o lançamento da sua coletânea de poesia.
Foi pelas 21h00, na Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Nogueira.
A iniciativa decorreu no programa de promoção da leitura, que, durante várias semanas, envolvendo encontros com escritores, ilustradores e cartunistas, sessões de teatro e de poesia, música clássica e noite de fado.
Em Penafiel “A Namorada Japonesa do meu Avô”Numa escrita repleta de afetos, José Fanha apresentou o seu novo livro "A namorada japonesa do meu avô", falando-nos de um tempo em que já não há lugar para o croché, para o jogo de cartas e bordados…




Novelas  22 de Fevereiro de 2013.

Novo 
Clik para Voltar ou no link a seguir para ouvir  Interviews and Music Player!



 

domingo, 10 de fevereiro de 2013

EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS

IV EXPOSIÇÃO DE CAMÉLIAS EM NOVELAS
Foi nos dias 9 e 10, que Joaquim Pinto Mendes realizou a IV Exposição de Camélias no Salão Polivalente da Junta de Freguesia de Novelas.
No sábado dia 9 foi iniciada a exposição e no domingo dia 10, foi feita uma visita à Quinta de Carrazedo, onde foi possível ver Camélias "Japoneiras", algumas já centenárias.

As camélias foram muito apreciadas e todos os anos, durante as estações mais frias, é efectuada a exposição já habitual organizada por Joaquim Pinto Mendes.
Com um clima e solo propício para o seu desenvolvimento, na freguesia de Novelas, encontramos uma enorme variedade de tão raras e bonitas flores.
Uma oportunidade para nos apercebermos das variedades existentes e da sua beleza, onde foram expostas dezenas de camélias.
A paixão por esta flor de inverno nesta região é bem patente no interesse que manifestam os coleccionadores de camélias ao aderirem com entusiasmo, durante o inverno, em inúmeras exposições.
Novelas e Joaquim Mendes estão de parabéns ao levarem a efeito mais um evento, em que a extinção da freguesia e a crise que esta actividade atravessa fará com que estes eventos se tornem cada vez mais difíceis de sobreviver.



Novelas  10 de Fevereiro de 2013.

Novo 
Clik para voltar ou no link a seguir para ouvir  Interviews and Music Player!




 



 

sábado, 9 de fevereiro de 2013

CARNAVAL 2013 EM PENAFIEL.


MAIS UM CARNAVAL!

Mais uma explosão de felicidade, e mais uma vez expresso algo que talvez seja “inexpressível”.
Se para alguns, existe a certeza de que fizeram a história do Carnaval, para outros, a única certeza que existe, é que, o Carnaval fez a sua história, e a história de vida resume-se antes e depois do Carnaval.
Como toda a história, ela só existe e persiste, graças à existência dos outros e há muitos anos atrás, entre uma mudança de curso, uma Novelense lembra bem o rigor com que aprendeu, primeiro a tirar medidas, a fazer os moldes, depois a riscar com giz no tecido, a cortar com uma boa tesoura cada peça e só muito no fim, a alinhavar e a coser.
Enfim, serviu a lição e durante uns tempos resumiu os seus dotes de costura nos fatos de carnaval, com a sugestão escolhida.
Este CARNAVAL 2013 em Penafiel a procura de fatos para o cortejo fez com que a Associação de Pais da Escola P3, inspirasse do Feminino e Masculino com duas opções a fazer por uma Novelense. Ficaram assim  escolhidas as fantasias para este desfile.
A ideia fez a opção económica para ir a uma festa de Carnaval com a personalidade com quem mais se identifica, e quem desfilou e aproveitou para surpreender os seus amigos, apresentou-se com muito bonitas fantasias e fatos de Carnaval neste ano de 2013.
No entanto não quero imaginar! Quero apenas ter a certeza, de que um dia poderei ver o justo reconhecimento de cada um, que faz e refaz apesar de dificuldades,  para então sim podermos responder: Onde não existem súbditos, é possível viver com nobreza, mesmo vendo tanta pobreza! 

 
Novelas  09 de Fevereiro de 2013.